Câmara realiza audiência pública para discutir sobre os serviços da Copasa

por Administrador publicado 22/08/2022 17h33, última modificação 22/08/2022 17h33
Na última quarta-feira (10 de agosto de 2022), a Câmara Municipal de Vargem Bonita, realizou audiência pública, em busca de esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA).
Câmara realiza audiência pública para discutir sobre os serviços da Copasa

Representantes da Copasa e vereadores

Pauta frequente durante reuniões plenárias, a atuação da Copasa não tem atendido satisfatoriamente as necessidade do município. Conforme apresentado em audiência pública, onde estiveram os representantes da Copasa, cidadãos, comerciantes e gestores municipais. Foi apresentado por todos, as frequentes falhas no abastecimento de água, inclusive por longos períodos, a necessidade de instalação de novo reservatório de água, o monitoramento do gerador que mantem o abastecimento do reservatório existente, a  fumaça produzida pelo gerador, que além de tóxica tem causado transtornos aos moradores próximos e danos ambientais e ainda a preocupação quanto ao abastecimento durante o evento “Festival Gastronômico” que contará com grande público.

Diante das apresentações o diretor e representante regional da Copasa, Senhor Sérgio, se compromete em não medir esforços para sanar os problemas, como encaminhar um técnico para avaliar o gerador para redução da fumaça e caso não tenha resultado, o mesmo será substituído.

Sobre o novo reservatório, o qual havia prometido há um tempo atrás, comenta que o mesmo é adquirido através de processos licitatórios, o que com a pandemia houve atrasos, não só nos processos mas também na produção dos mesmos, mas garante que caso este prazo se alongue ainda mais, remanejará um menor para suprir a necessidade até que haja a efetiva aquisição do definitivo, que é ideal.

Quanto a frequente falha no abastecimento, relata que, o fato se dá pela má eficiência energética no município, o qual tem danificado a bomba de abastecimento e desligado o gerador, pois não chega energia suficiente para o seu efetivo funcionamento, necessitando assim de um servidor para acioná-lo, sempre que há quedas de energia, diante deste coloca o colaborador, Danilo, à disposição para efetuar este acionamento, destinando-o ainda ao município todos os dias no período da tarde, para melhor atendimento.

Comenta ainda que para melhor atendimento durante o “Festival Gastronômico”, destinará um caminhão pipa e equipe técnica para que caso ocorra qualquer imprevisto, sejam sanados o mais breve possível, evitando transtornos.

Finalizando a audiência pública, todos ressaltam cobram a importância e necessidade de melhorias no abastecimento de água e atendimento da Copasa ao município, pois a mesma não vem investindo o necessário para o efetivo atendimento, o que prejudica o crescimento do município, instalação de empresas, principalmente se tratando da alta demanda turística existente.